01 outubro 2008

O privilégio e os privilegiados

Quem esteja disposto a pagar bem para ver o espectáculo "Cavalia" poderá optar por «LUGARES PRIVELIGIADOS» - é o que está escrito no portal www.cavalia.pt, na página relativa à compra de bilhetes.

Canso-me de ver este adjectivo mal escrito, mas ele não se cansa de aparecer. Parece que há muita gente que conhece a palavra "privelégios"... E também há os que preferem os "previlégios" e se referem aos "previlegiados"!

O substantivo privilégio, do latim privilegiu, sempre se escreveu assim. Naturalmente, o adjectivo dele derivado é privilegiado, também com dois is antes do e. Mas estas são daquelas palavras que nos pregam partidas quando menos esperamos, porque a forma como as pronunciamos não corresponde à sua grafia.

Cuidado, portanto, ao escrevê-las... não vá o erro tecê-las!

3 comentários :

O Educopata disse...

Somos todos privilegiados por termos um blog tão bom como este!
;

Anónimo disse...

Diz também numa das páginas do site, nomeadamente na página designada por ESPECTÁCULO: "Pela primeira vez no palco, (..), numa inovatidora extravagância multimédia". Parece-me que o site terá sido traduzido por alguém que não conhece bem a língua portuguesa, ou usando algum "free translater" daqueles mais fracos que existem disponíveis na Internet.
E, já agora, faço parte daqueles privilegiados que vão ver Cavalia no próximo fim de semana!

BETYCAT disse...

Gostaria de dar os meus parabéns pelo blogue. Muito útil, sem dúvida!