04 Julho 2007

Junto ou separado?

É certo que temos, na nossa língua, muitas ex-locuções, sobretudo adverbiais, que se tornaram palavra única, como dantes (de antes), devagar (de vagar) e depressa (de pressa).

Contudo, enquanto os dicionários não registarem as novas tendências dos falantes, enquanto as alterações à ortografia de certas expressões não forem consagradas, ainda é ERRADO escrever, como muita gente hoje já escreve:

"afim de" (a fim de)
"apartir de" (a partir de)
"concerteza" (com certeza)
"derrepente" (de repente)
"secalhar" (se calhar)

Muitas vezes, o erro é dado sem que nos apercebamos disso - seja porque escrevemos à pressa, seja porque estamos distraídos, seja por outro motivo qualquer. Por isso, estejam atentos e não deixem que a vossa mão vos pregue estas partidas!

29 comentários:

Mafalda (2ºano) disse...

o "se calhar" e o "a partir de" eu escrevia junto! bem, está visto que estamos sempre aprender. cada vez que ela quiser escrever mal...eu bato-lhe :P

Sofia disse...

Também escrevia "concerteza"... agora sei que está mal!

casccalensə disse...

e engraçado ver como as línguas romances evoluem distinta ou igualmente. Nestes casos há várias diferenças que nos apontam para antigos significados, como o português "talvez" que em espanhol se escreve "tal vez".
;)

S. Leite disse...

Sem dúvida :)

clá disse...

um dia, estava conversando com um rapaz português no msn, e nós estávamos conversando sobre algo q ñ estou lembrada, quando eu falei "com certeza". ele me corrigiu, dizendo que o certo seria "concerteza", pois, no contexto, "concerteza" seria o mais correto. ele ainda explicou a diferença de "com certeza" para "concerteza". eu duvidei daquilo, ñ concordava, mas, afinal, o português dali era ele, ñ eu. então, deixei passar... afinal, qual é o certo? e existe alguma ddiferença entra as duas formas? agradeço a quem responder à pergunta! bjos!

S. Leite disse...

Olá, Clá. A forma "concerteza" é incorrecta, pois essa contracção ainda não foi consagrada pelos dicionários. É uma tendência muito forte (ao ponto de as pessoas que cometem o erro insistirem nele e corrigirem as outras), mas ainda não venceu!

PROFESSORA DE PORTUGUÊS disse...

Clá, não concordo com a S. Leite. Para mim, cada língua é de um modo, talvez, aqui no Brasil se escreva "com certeza" e em Portugal se escreva "concerteza", pois nós modificamos e acrescentamos muito à língua portuguesa no nosso país. Um exumplo: Em Portugal não existe a palavra "gíria" e no Brasil é muito usado.

S. Leite disse...

Olá, Professora de Português! Receio não ter percebido o seu comentário, mas quanto à palavra gíria, ela existe, sim, em Portugal.

Anónimo disse...

A palavra "gíria" em português europeu, muito brevemente, significa "calão".

A palavra "concerteza" (em Portugal) não se escreve junto mas separado "com certeza" segunda a "Nova Gramática do Português Contemporâneo" de Celso cunha e Lindley Cintra de 1995 que é a única que tenho mais recente pág. 541, passo a citar

"À semelhança dos advérbios, as LOCUÇÕES ADVERBIAIS podem ser:

a) DE AFIRMAÇÃO (ou DÚVIDA): com certeza, por perto, sem dúvida:

Atente-se na distinção:

Com certeza [= provavelmente] ele virá.
Ele virá com certeza [= com segurança]."

Sou portuguesa já agora.

Cumprimentos,

Joana M. Oliveira

Anónimo disse...

registrarem nao registarem

daniele disse...

Tb escrevia concerteza...agora sei q tá errado,mais uma coisa pro meu aprendizado,obrigada!

Anónimo disse...

a "de vagar" tá certo, ou errado ?

Ana disse...

que estranho, quando eu andava no 9ºano a minha professora de português corrigia-me sempre porque escrevia "se calhar" dizia que se escrevia tudo junto!

Anónimo disse...

Como é complicado este português.
Mas se eu tivesse um educação mais eficiente,eu saberia me enquadrar mais na norma.Pois a norma foi feita para facilitar a comunicação (mesmo que em detalhes).

Nos enterdermos é acredito que é um dos nossos objetivos e nos corrigindo, vamos nos encaminhando para isso. Cada um ajuda o outro.

Anónimo disse...

Nossa! Comentaristas mais atenção quando digitar, na maioria encontrei escritas de forma erronia!!!

Jorge Alemeida disse...

Acho que é "errónea".

Banda Moluja disse...

kkkkkkkkkkkkkkk...Vocês são muito engraçados!

Banda Moluja disse...

Parabéns ao blog,pois é muito criativo!

NESA disse...

kkkkk errónea é em espanhol e erronia é´triste. Em portugûes se diz errônea

Alice Leonardi Pacheco disse...

Alguém poderia me dizer se o "a" de "a partir" é artigo ou preposição? Obrigada!

S. Leite disse...

o a de "a partir" é uma preposição. De nada!

Anónimo disse...

por que separado se escreve tudo junto e tudo junto se escreve separado?

Anónimo disse...

ALGUÉM CONSEGUI LER ISSO! SE SIM PARA QUE COMPLICAR!
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Anónimo disse...


eu consegui ler,realmente no começo fiquei olhando sem entender depois foi bem fácil.

Anónimo disse...

Putz crila, tem erro de português pra caramba no comentário do professor à pressa? o que é isso? não seria às pressas!?apercebamos....!sei não!!! esse A existe?

GRAZY disse...

ADOREI... UM SITE QUE AJUDA TIRAR NOSSAS DÚVIDAS... APRENDI COMO SE ESCREVE "COM CERTEZA" EU SEMPRE ESCREVIA CONCERTEZA E ACHAVA QUE ESTAVA ARRASANDO...RSSS SO ACHO QUE EM UM SITE COMO ESSE DE ENTENDIMENTO E APRENDIZADO DA NOSSA LÍNGUA NÃO DEVEMOS DESMERECER NINGUEM... POIS NÃO ESTAMOS AQUI PARA SERMOS MELHOR QUE NINGUEM MAIS PARA ESCLARECER DÚVIDAS E APRENDERMOS SER UM POUQUINHO MAIS EDUCADOS!!! FICA A DICA... ADOREI APRENDER E SEMPRE QUE PRECISAR ESTAREI AQUI!!! ABRAÇOS!!!

Anónimo disse...

Nossa! Quantas pessoas estão precisando urgente se atualizarem na língua portuguesa, depois Dilma fala que estamos alfabetizados. KKKKKKKKKKKK.

Anónimo disse...

Nossa! Quantas pessoas estão precisando urgente se atualizarem na língua portuguesa, depois Dilma fala que estamos alfabetizados. KKKKKKKKKKKK.

Anónimo disse...

Básico.