12 setembro 2007

outrem, nuvem e constroem

Eis três palavras que parecem uma verdadeira tentação: é que quase ninguém resiste a colocar-lhes um acento agudo!

Sendo todas elas graves, nenhuma deve ser escrita com acento, pelo que é incorrecto grafá-las assim: “outrém”, “núvem” e “constróem”.

Explica-se isto porque a nossa tendência natural, enquanto falantes de português, é para pronunciarmos as palavras que acabam em -em com tónica na penúltima sílaba. Não precisam, portanto, de acento, as palavras outrem, nuvem e constroem, tal como tantas formas verbais, como fazem, comem, bebem, vivem... Bem vistas as coisas, é tão absurdo escrever “núvem” e “constróem” como seria ridículo escrever “ôntem” ou “lútem”!

Pelo contrário, palavras agudas terminadas em -em, essas sim, levam acento gráfico (alguém, também, Belém) – excepto as monossilábicas – precisamente para que não sejam pronunciadas como se fossem graves. Desta forma evidenciamos a diferença entre, por exemplo, contem e contém.

Portanto, no erro frequente “outrém, há duas incorrecções: primeiro, acentuar graficamente uma palavra grave terminada em -em e, segundo, colocar o acento sobre a vogal e, que nem sequer é tónica.

O caso de “constróem” também é duplamente grave, pois não só se trata de um erro de acentuação, como é um erro que o corrector automático do meu computador me aconselha, em vez da forma correcta constroem!

10 comentários :

Hugo disse...

Obrigado por mais este esclarecimento sempre útil.
Continuarei atento às novas chamadas de atenção sobre a nossa Língua.

S. Leite disse...

De nada, Hugo! E agradecemos sugestões de temas a abordar.

JOANA M. disse...

E dizem que os computadores são inteligentes..
Boa chamada de atenção.
Beijinho

casccalensə disse...

Normalmente perguntam-me é se se escreve "constróiem" ou "saiem". :)

Unknown disse...

Você escreveu: "há duas incorrecções: primeiro, acentuar graficamente uma palavra grave terminada em -em". Pergunto: "também" não tem acento?

S. Leite disse...

Sim, Giovanni, mas "também" é palavra aguda e não grave!
As agudas terminadas em "em" são acentuadas graficamente, desde que não sejam monossílabos, como quem, vem, sem, etc.

Amadinha disse...

Estes esclarecimentos foram muito úteis à construção do meu artigo sobre o Dia das Mães e Pedagogia do Afeto, pois estava em dúvida justamente na palavra constroem.
Obrigada pela ajuda!
Bjs!

Anónimo disse...

Explicação que não explica. Deve-se levar em conta as regras de acentuação das palavras paróxítonas, por isso a explicação é muito fraca e sem base.

Unknown disse...

Explicação que não explica! Para sabermos se a palavra tem ou não acento gráfico, temos que conhecer as regras de acentuação. E, segundo essa, todas as palavras paroxítonas terminadas em um, uns(álbum, álbuns) possuem acento. A regra apenas caracteriza que palavras paroxítonas terminadas em n(s) são acentuadas: próton, elétron... Sendo assim, quando uma palavra paroxítona terminar em "m", simplesmente, não receberá acento gráfico, como no caso da nuvem, item e tantas outras. Assim, se explica o devido e correto uso do acento nas palavras...

Unknown disse...

Qual é a Forma Verbal Da Palavra Nuvens