07 setembro 2009

"Vir ao de cima" ou "ao de cimo"?

Qual será a construção correcta deste provérbio português tão conhecido?

«A verdade e o azeite vêm sempre ao de cima»
ou
«A verdade e o azeite vêm sempre ao de cimo»?

Ao de cima é uma locução adverbial que significa «à superfície». Cimo é um nome masculino que designa a parte mais elevada de alguma coisa. Seria correcto utilizar a expressão «ao cimo», mas não “ao de cimo”!
Por conseguinte, a construção correcta é «a verdade e o azeite vêm sempre ao de cima».
Azeite, de cima; mel, do fundo; e vinho, do meio!

5 comentários :

Carlos disse...

Obrigado: até que enfim um blogue verdadeiramente interessante! Só agora o descobri, mas já o estou a devorar.
Parabéns pelo excelente trabalho!

Sandra Gerardo disse...

Bem, o que um anúncio ou uma promoção de TV podem fazer... trazer-nos a possibilidade de encontrar alguém que não vemos há ANOS!!!! A partir da promoção ao programa dos Gato Fedorento soube que agora és "Tavares", parti em busca do teu nome no Google e vim aqui ter, tendo já passado por outros sítios que já me levaram hoje a uma Livraria comprar o "SOS da Língua Portuguesa" e não comprei os "Aspectos Críticos# porque não havia... que saudades amiga... foi maravilhoso rever-te e saber que estás a conseguir alcançar tanto a nível profissional. Vou passar a ser visita assídua aqui do blog, até porque me é muito útil para a profissão!!! Será que posso vir a ter um autógrafo no meu livro???!!
Um grande beijinho de uma amiga de há muitos, muitos anos (espero que ainda te lembres de mim...).
Deixo-te meu mail e espero uma resposta...
sandragerardo@gmail.com
Beijinhos!!!!

Sara Fernandes disse...

Olá Professora Sandra Duarte

Gostaria de lhe dar os parabéns pela sua participação na publicidade da apresentação do programa do Gato Fedorento.
Fiquei muito feliz quando a vi :)

Beijinhos da ex-aluna
Sara Fernandes

S. Duarte disse...

Obrigada a todos! Continuem a fazer-nos visitas!

fj disse...

é caso para dizer que ao assunto do vosso último post poder-se-ia aplicar este ditado ou não?
«a verdade e o azeite vêm sempre ao de cima».