Recandidatar e conflituar
Ouvimos falar, quase todos os dias, de pessoas que se recandidatam a cargos e de coisas, entidades ou até pessoas que conflituam ou são conflituantes – isto é, que provocam ou envolvem conflitos. Contudo, os verbos conflituar e recandidatar não constam dos dicionários mais à mão (ou melhor, mais ao dedo!), como o Priberam (Texto Editora) e a Infopédia (Porto Editora).
Porque será? Por lapso? Por se estar a aguardar mais um tempo, para se ter a certeza de que estes verbos vieram para ficar?
Em todo o caso, recandidatar e conflituar constam da Mordebe, valha-nos isso! Para não ficarmos a pensar que não existem, afinal de contas...
4 comentários :
"Por que será?"
Em "porque será?", "porque" é, no meu entender, advérbio de interrogação. Por isso, trata-se de uma só palavra. A locução "por que" usa-se quando a seguir vem um nome e significa o mesmo que "por qual/quais". Por exemplo: "por que motivo será?"
Provavelmente, o anônimo é brasileiro, uma vez que no Brasil "por que", significando "por qual razão", é escrito separadamente.
Sim, mas nem em Portugal há consenso quanto ao uso de porque/por que. É uma das questões gramaticais mais polémicas do uso actual!
Enviar um comentário