23 abril 2007

No embalo da "embalagem"

Há dois substantivos derivados do verbo embalar - embalo e embalagem - que podemos usar para nos referirmos ao "acto ou efeito de embalar". No entanto, apenas um deles deve ser usado, em sentido figurado, para designar "ímpeto", o "impulso recebido por alguém ou alguma coisa": embalo.
Há uns bons anos, começou-se a falar em "ganhar embalagem" (como quem diz ganhar balanço) e muita gente aderiu a essa moda, passando a preterir o termo "embalo" nesse e noutros contextos. Todavia, se forem à Infopédia, confirmá-lo-ão: além de significar o acto de embalar, a embalagem é mesmo o pacote...

12 comentários :

Anónimo disse...

Parece não fazer muito sentido a expressão "ganhar embalagem", mas enfim...

Gostava de perguntar à professora S. se me podia esclarecer uma das questões da segunda prova qualificativa do Torneio, pois suscitou-me uma dúvida. Na parte da Sintaxe, a primeira frase, porque é que o "têm" tem ^?
Acho que estou destreinada :)

S. Leite disse...

Olá, Tânia :)
Na frase "A maior parte dos Portugueses têm telemóvel", é legítimo que o verbo esteja no plural, dado que o sujeito inclui um nome plural (Portugueses). Isto não significa que, para nós, a concordância estabelecida com "a maior parte" (Se a frase fosse "A maior parte dos Portugueses TEM telemóvel") fosse errada. Simplesmente, a frase dada tem de ser aceite como correcta.

Anónimo disse...

Sim, ok, obrigada. Isso quer dizer que não é errado dizermos "A maior parte dos portugueses tem telemóvel"? É que eu costumo utilizar o verbo no singular quando este sucede a expresões deste género "a maior parte dos..." "grande parte dos" "a maioria das...". É errado fazê-lo?

S. Leite disse...

Nós não consideramos isso errado, pelo contrário. Mas já constatámos que muitos gramáticos aceitam e até recomendam o uso do verbo no plural, desde que haja uma expressão do género "dos Portugueses", "das pessoas", "dos eleitores", etc.

Dulce disse...

Há um prémio para vocês lá no Mimo e Maresia...

S. Leite disse...

Muito obrigada pelo prémio, Dulce! Ficamos muito felizes :)

Anónimo disse...

Ainda há pouco tempo usei o termo "ganhar embalagem". Mas agora que ganhei embalagem, não há forma de parar de o usar.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

S. Leite disse...

Hehehe! É o problema de muita gente, Jaime :)

Anónimo disse...

Por favor, qual é a palavra correta para a prestação de serviço de embalar ou empacotar pertences, como miudezas pessoais (louças, roupas, utensílios), temos utilizado a palavra "Embalamento". Algumas empresas dizem: Serviço de EMBALE, achei meio estranho. Poderia me ajudar?

S. Leite disse...

Pode usar embalagem (acto de embalar), mas também empacotamento ou acondicionamento. "Embale" não encontrei com esse significado.

Rita Bittencourt disse...

está certo escrever: Tem quem ëmbala¨o produto em papel e coloca no lixo.
esta correto?

S. Leite disse...

Não sei se entendi a ideia. Se for uma afirmação relativa ao que a(s) pessoa(s) deve fazer, então deve escrever-se: «Tem de embalar o produto em papel e colocá-lo no lixo.» Se for uma afirmação relativa ao que algumas pessoas fazem, então deve escrever-se: «Tem [ou seja, há] quem embale o produto em papel e o coloque no lixo.»