23 abril 2007

No embalo da "embalagem"

Há dois substantivos derivados do verbo embalar - embalo e embalagem - que podemos usar para nos referirmos ao "acto ou efeito de embalar". No entanto, apenas um deles deve ser usado, em sentido figurado, para designar "ímpeto", o "impulso recebido por alguém ou alguma coisa": embalo.
Há uns bons anos, começou-se a falar em "ganhar embalagem" (como quem diz ganhar balanço) e muita gente aderiu a essa moda, passando a preterir o termo "embalo" nesse e noutros contextos. Todavia, se forem à Infopédia, confirmá-lo-ão: além de significar o acto de embalar, a embalagem é mesmo o pacote...

10 comentários :

Tânia disse...

Parece não fazer muito sentido a expressão "ganhar embalagem", mas enfim...

Gostava de perguntar à professora S. se me podia esclarecer uma das questões da segunda prova qualificativa do Torneio, pois suscitou-me uma dúvida. Na parte da Sintaxe, a primeira frase, porque é que o "têm" tem ^?
Acho que estou destreinada :)

S. Leite disse...

Olá, Tânia :)
Na frase "A maior parte dos Portugueses têm telemóvel", é legítimo que o verbo esteja no plural, dado que o sujeito inclui um nome plural (Portugueses). Isto não significa que, para nós, a concordância estabelecida com "a maior parte" (Se a frase fosse "A maior parte dos Portugueses TEM telemóvel") fosse errada. Simplesmente, a frase dada tem de ser aceite como correcta.

Tânia disse...

Sim, ok, obrigada. Isso quer dizer que não é errado dizermos "A maior parte dos portugueses tem telemóvel"? É que eu costumo utilizar o verbo no singular quando este sucede a expresões deste género "a maior parte dos..." "grande parte dos" "a maioria das...". É errado fazê-lo?

S. Leite disse...

Nós não consideramos isso errado, pelo contrário. Mas já constatámos que muitos gramáticos aceitam e até recomendam o uso do verbo no plural, desde que haja uma expressão do género "dos Portugueses", "das pessoas", "dos eleitores", etc.

Dulce disse...

Há um prémio para vocês lá no Mimo e Maresia...

S. Leite disse...

Muito obrigada pelo prémio, Dulce! Ficamos muito felizes :)

Jaime disse...

Ainda há pouco tempo usei o termo "ganhar embalagem". Mas agora que ganhei embalagem, não há forma de parar de o usar.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

S. Leite disse...

Hehehe! É o problema de muita gente, Jaime :)

Maria disse...

Por favor, qual é a palavra correta para a prestação de serviço de embalar ou empacotar pertences, como miudezas pessoais (louças, roupas, utensílios), temos utilizado a palavra "Embalamento". Algumas empresas dizem: Serviço de EMBALE, achei meio estranho. Poderia me ajudar?

S. Leite disse...

Pode usar embalagem (acto de embalar), mas também empacotamento ou acondicionamento. "Embale" não encontrei com esse significado.