26 janeiro 2009

desafio

Num cartaz publicitário pode ler-se isto:

A saúde não tem de ser cara, só tem que ser boa.

Ora, há ou não há aqui um problema gramatical?

8 comentários :

Anónimo disse...

Talvez haja no "tem DE ser" mas talvez seja "tem QUE ser" ...Penso eu de que...

Isabel

Alda disse...

Penso que será no "tem que"

S. Leite disse...

TER DE é que transmite a ideia de obrigação ou necessidade e é substituível por PRECISAR DE. TER QUE implica que algo (um nome ou pronome, como "coisas" ou "isso") está implícito entre o verbo TER e a partícula QUE, cujo sentido é o mesmo da preposição PARA. Assim, podem estar correctas duas frases idênticas em tudo, menos nas expressões em causa, embora o seu sentido seja diferente:

Eles têm de falar. (= Eles precisam de falar)

Eles têm que falar. (=Eles têm assuntos para falar)

Anónimo disse...

a bem da verdade cumpriria esclarecer que ter que e ter de sao locuçoes equivalentes em qq uso da lingua, é o que tem sido reconhecido pelos estudiosos do assunto. nada impede alias aquele que de ser considerado uma preposiçao no contexto em questao.

interpretar eles têm que falar como equivalente a eles têm assuntos para falar parece mais um malabarismo a par do misterio da santissima trindade.

S. Leite disse...

Pois parece-me que muitos gramáticos serão excelentes malabaristas... vejam-se as inúmeras e bem fundamentadas respostas sobre o assunto que o Ciberdúvidas tem fornecido aos seus leitores. Por exemplo esta: http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=2319

Anónimo disse...

ora,ora, e vc a dar-lhe co ciberuvas como se aí estivesse o suprassumo da sabença nacional! e logo me dá um link para uma tal TA que apenas papagueia o mantra do costume. mas já agora consulte o seguinte link http://www.ciberduvidas.com/idioma.php?rid=1227, onde a sua colega Edite Prada essencialmente afirma o mesmo que eu. agora se quiser meta-se ao barulho com ela que aqui não há mais pachorra.

S. Leite disse...

É bom saber que perdeu a pachorra, sapiente anónimo. Pode ser que não volte! Se é tão erudito, o que vem aqui fazer constantemente? Não percebe que este blogue se destina a pessoas comuns?

Anónimo disse...

primo: aprendo sempre alguma coisa cos desvios alheios.
secundo: da discussao quem sabe alguma luz possa nascer.
tertio: quando menos poderá servir de memoria futura.