15 outubro 2009

O mistério da "perna extra"



Já me referi aqui, em tempos, ao facto de certas palavras "mágicas" utilizadas em embalagens de produtos comercializados em Portugal, como "plus", "extra" e "seleccionado", parecerem funcionar como atractivos para os consumidores, embora na realidade não dêem nenhuma informação que interesse sobre a origem ou a qualidade dos produtos.

E dos produtos cujas descrições nas embalagens são acompanhadas destes pseudo-atributos, o mais engraçado, sem dúvida, é o "fiambre da perna extra".
 Extra, como sabemos, é abreviatura de extraordinário, dado que neste caso não se trata de um prefixo. Um anúncio recente explica que é o próprio fiambre (da perna) que possui essa qualidade fora do normal, mas quem não teve a oportunidade de ouvir o esclarecimento pode pensar que o fiambre provém de uma "perna extra" dos malfadados suínos.
Pode então entreter-se a imaginar porcos mutantes, ou geneticamente modificados, e cuja quinta perna serve assim para proporcionar um lucro ainda maior aos produtores. Outros poderão considerar a hipótese de a expressão "perna extra" constituir um recurso estilístico, não sei se uma metonímia, se uma perífrase, que designaria.......... é melhor não dizer!

Pergunto-me se a tal palavrinha mágica, extra, não deveria ter sido colocada noutra posição ("fiambre extra da perna"), para evitar por completo os mal-entendidos...






5 comentários :

Anónimo disse...

Como é que é possivel nao haver comentários a este extra texto?

A verdade é que as vendas resultam bem e muitos comem a perninha extra do porco. Mas agora que já explicaram que perna extra só quer dizer que a perna do porco é extraordinária... porque se diz perna extra e não pernas extra?
Das quatro pernas do porco só uma delas é que é extraordinária?

Pensemos no assunto. Afinal continuamos com um mistério

S. Leite disse...

Hehe... bem observado ;)

Unknown disse...

Em primeiro lugar o porco não tem quatro pernas, tem 2 pás e 2 pernas..... e o extraordinário quer dizer que na altura do desmanche da perna do porco há um cuidado especial na selecção das carnes para o fabrico do mesmo , isto é as gorduras e os nervos ficam de fora.

Anónimo disse...

Muito bem

Anónimo disse...

Na realidade, o fiambre da perna superior não possui a adição de proteínas, amidos ou fosfatos. O fiambre da perna extra não possui a adição de proteínas não cárneas nem de amidos. O fiambre da pá utiliza a carne da pá de suíno, podendo ser adicionado proteínas não cárneas, excluindo-se o amido. Já o fiambre corrente pode ter adição de proteínas não cárneas e amidos.