UniSSexo com dois ss!
Contudo, será que vale mesmo a pena poupar um s, quando a palavra "unisexo", além de ficar mal escrita, ainda soa mal? É que, lembrem-se, o s entre vogais tem som de z: em asa, liso, ausente, mesa e tantas outras palavras, essa regra é tão óbvia que ninguém duvida dela. Porém, quando se trata de dobrar a consoante por causa de um prefixo (uni + sexo), pouca gente se apercebe de que, não o fazendo, está a escrever uma palavra cujo som é “unizekso”. Fica giro, mas até custa a dizer... (Experimentem! Parece que estamos constipados!)
E já agora, haverá quem queira responder a isto? Se uni- quer dizer "um", porque é que os artigos ou serviços para AMBOS os sexos se designam assim?!
8 comentários :
Ainda há dias passei por um cabeleireiro e pensei nisso! Aparentemente não tem muita lógica... Mas tenho curiosidade em saber porquê. Será que significa dois em um? Realmente não faço ideia.
Devia chamar-se cabeleireiro bisexo, aliás, bissexo.
O meu comentário é apenas, "a língua portuguesa é muito traiçoeira!"
Há explicação para esta falta de lógica?
Um abraço.
É que, ao exprimir a ideia de "um só", uni- pode implicar a junção, a união de várias coisas. Assim, quando um bem ou serviço se destina indiferenciadamente a homens e a mulheres, no fundo temos um "dois em um", como diz a Tânia e muito bem. Obrigada pelos vossos comentários!
Só para dizer: Parabéns!!!
Isto foi útil e divertido... seja uni ou bissexo!!
Ahhhhh
:D
Obrigado
Obrigada, Voz da Ignorância (LOL)!!
haha, me ajudou tbm
é uni porque é estilo único, ou seja, não há diferenciação de sexos logo unissexo!
Enviar um comentário