25 fevereiro 2008

S.O.S. LÍNGUA PORTUGUESA


Na sua abertura de hoje, o Ciberdúvidas teve a gentileza de mencionar a publicação do nosso livro. Ficámos muito contentes e aproveitamos para confessar que é uma honra para nós sermos colaboradoras do seu consultório de dúvidas linguísticas.
Temos, assim, a obrigação de revelar também aos nossos leitores que está para breve (para esta semana, tanto quanto sabemos!), a edição, pela Verbo, do nosso

S.O.S. LÍNGUA PORTUGUESA:
Guia temático para resolução de dúvidas em português


Não era nossa intenção falar dele antes de o termos visto (não fosse o diabo tecê-las, como se costuma dizer...), mas a verdade é que já começava a ser difícil contermo-nos!
Esperamos, com o S.O.S., contribuir para que ainda mais falantes e amantes da língua portuguesa possam esclarecer as suas dúvidas de pronúncia, ortografia, léxico, morfologia e sintaxe.







9 comentários :

Anónimo disse...

Muitos Parabéns!!! Há muito que esperava por esta iniciativa! Nesta área, irá ser o melhor livro no mercado . Vou aconselhar a todos os meus contactos;) Como vossa ex-aluna (2001/2005) será com mutio orgulho que o irei adquirir e logo que possa irei ao ISEC para ter um autografo;)
Patrícia Carvalho

Anónimo disse...

Vou já comprar para mim e para oferecer.
Parabéns.

S. Leite disse...

Obrigada, Patrícia! Teremos muito gosto em revê-la no ISEC, quando quiser aparecer.
Obrigada também, "anónimo"!... Esperamos que o nosso livro agrade e seja útil a quem o quiser ler.

Anónimo disse...

Parabéns! E até escreveram bem o vosso nome na capa! Comigo nunca acertam, insistem sempre em escrever "Saramago"... :-)

Anónimo disse...

Muitos parabéns :) Também o quero adquirir. E vai haver lançamento do livro?

S. Leite disse...

Por enquanto, não sabemos. Mas parece que, a partir de hoje, está disponível nas lojas! Obrigada, Tânia e Jaime-Saramago ;)

Anónimo disse...

Já dei os parabéns à Dr. Sara mas também queria dá-los à Dr. Sandra. Obrigada desde já pelo exemplar oferecido à Biblioteca! Podem continuar a trabalhar...já vi que têm explicadas no livro, algumas dúvidas que são frequentes por aqui. Já não é a 1ª vez que me perguntam se se escreve vêem ou vêm, puderem ou poderem, etc.
Posso pedir para explicarem mais uma ou duas coisas?
Parece-me que há um uso abusivo da letra grande, raramente se vê português (e outras)com letra pequena, pelo menos nos títulos, subtítulos de livros e textos, mas no V/ aparece com letra pequena o que me chamou a atenção, esta é muitas vezes a dúvida dos alunos quando fazem trabalhos escritos.
Outra coisa é o facto de ser mais correcto escrever Quilómetro e não Kilómetro, mas como explicar aos miúdos que abreviado se mantém Km? Porque normalmente quilo "foge mais" para Kg.
Bem, contem comigo para as ir incomodando e continuem a escrever. Precisa-se!
Ângela

S. Leite disse...

Obrigada pelas dúvidas, Ângela!
De facto, quer quando se refere às pessoas, quer quando se refere à língua portuguesa, a palavra "português/a" não precisa de ser escrita com maiúscula. No título do livro, fizemos questão de escrever a palavra com minúscula para que não se pensasse que o conteúdo era relativo à disciplina escolar de Português - essa, sim, escreve-se com maiúscula! Se tiver mais dúvidas, pode recorrer a um prontuário ortográfico, que apresenta as normas para o emprego de maiúsculas.
Quanto a quilos e quilómetros, uma coisa são as palavras portuguesas (com qu), outra são as abreviaturas internacionais que representam essas unidades de medida (com k).

Anónimo disse...

Olá. Ontem comprei o vosso livro :D
Adorei, vai ser a miha biblia para TEC :D :D :D :D
Depois vou querer um autografo :P
Bjs.