15 junho 2009

"Ter o estigma de que"...


Antes de mais, agradeço a todos os que responderam ao desafio anterior!

Estigma significa marca (física) na pele, um sinal que tanto pode ter sido causado por uma doença, como por um ferro em brasa, ou outro agente causador de uma mancha ou cicatriz. Por extensão, pode ser ainda uma mancha, sinal, que causa vergonha, desonra, ou outro sentimento negativo.

Assim, é possível "ter o estigma de alguma coisa", por exemplo, ter o estigma da derrota, por falhar constantemente. Também podemos "ter o estigma de que", em construções como Aquela instituição tem um estigma de que nunca se livrará ou mesmo O homem parecia ter o estigma de que seria sempre um oprimido - embora esta construção seja pouco usual e mais forçada.
O que não faz sentido é dizer que alguém tem o estigma de que outra coisa é alguma coisa. Ou seja, a frase do desafio («Algumas pessoas têm o estigma [de] que as creches são meros depósitos de bebés») está incorrecta. Aqui, não é legítimo dizer que as pessoas têm "a marca" de que as creches são depósitos de bebés, pois quem tem essa marca são as creches e não as pessoas.
O que se poderia dizer é que as pessoas têm a ideia (preconcebida) de que as creches têm essa função. E parece-me que o motivo do erro está aí: usar-se "estigma" como se significasse "ideia preconcebida". Mas também podemos dizer que as creches é que têm a tal marca, o estigma (atribuído por algumas pessoas), de que servem apenas para depositar as crianças.

Em suma: que os estigmas deixem de marcar as creches e as pessoas, pois só servem para manchar umas e outras!

4 comentários :

Tite disse...

Uma explicação fantástica.
Aquela construção estava absolutamente desfasada com o sentido "traumático" que se pretendia dar às creches.

Tal como os Lares de 3ª Idade.

Cada qual só lhe atribui esse estatuto de acordo com a necessidade que se tem ou não de as utilizar.

O facto é que muitos consideram tais sítios um depósito de pessoas sejam elas crianças ou idosos e como não gostam...

Daí o estigma (que está no que sentem e não no lugar).

S. Leite disse...

Grandes verdades! Obrigada pelo comentário, Tite. Uma tristeza, esse estigma dos lares, mais ainda talvez do que o das creches, porque as crianças sempre emprestam alegria ao espaço, ao contrário dos idosos, que precisam de quem os alegre.

fj disse...

Hoje mesmo, num dos canais de noticias, um dos jornalistas de serviço se referiu vezes sem conta à palavra "estigma" algumas delas bem fora do contexto.

Qt a este vosso blogue posso afirmar que por aqui apenas faz sentido uma parte do tema do meu blogue..."Brincando e Aprendendo" aqui elimina-se mesmo o "Brincando".

O vosso blogue vai passar a partir de hoje a constar na coluna do 100maisnemenos em "destaques temáticos"

S. Leite disse...

Obrigada, Fj. É muita simpatia! Bom trabalho e felicidades para os seus projectos!