17 junho 2009

Está preconcebido que é "pré-concebido"...

Não sei se repararam que, no artigo anterior, aparece o adjectivo (no feminino) preconcebida - assim mesmo, sem hífen e sem acento no e.

A mim, confesso, dá-me vontade de escrever a palavra de outra maneira... aquele prefixo, pré, com o e tão aberto, está mesmo a pedir que o grafem de forma a destacá-lo do radical. Aliás, as tabelas que aparecem nos prontuários para nos esclarecer sobre o uso dos prefixos deixam-nos desconcertados. Não é que nos dizem que o hífen se usa, depois de pré-, em qualquer palavra?!

Contudo, preconcebido e preconceber, palavras relacionadas com o substantivo preconceito, escrevem-se sem hífen, porque assim foram consagradas, através do uso. E os dicionários são unânimes, ao menos nisto!
Não podemos ir contra a norma ortográfica, obviamente. A única coisa que podemos fazer é grafar pré-conceito (variante que alguns dicionários aceitam), assim mesmo, quando queremos enfatizar o facto de se tratar de um conceito concebido antes de algo, previamente, o que só fará sentido em determinados contextos.

Enfim, trata-se de um daqueles casos em que, quando os alunos erram, até me custa penalizá-los. Apetece-me dar-lhes razão por terem escrito "pré-conceber" ou "pré-concebido", porque faz sentido e os prontuários assim recomendam. Às vezes, em tom de brincadeira, acabo mesmo por dizer: «desculpem lá qualquer coisinha...!»



Enfim, são ossos do ofício!

5 comentários :

Rafael MG disse...

Sendo preconcebido/a e preconceber palavras relacionadas com o substantivo preconceito, e grafadas por isso desta forma, não deveria então ler-se o e de "pre" como um 'e' fechado, e não aberto (como em preconceito)?
Obrigado =o)

S. Leite disse...

Boa pergunta, Rafael... confesso que não lhe sei dizer. Só possso adivinhar que se trata de mais uma das "partidas" que o uso prega à lógica da língua! :-S

fj disse...

é caso para dizer...a Língua Portuguesa é mesmo dificil de entender... por nós!

imagino os que por cá vão chegando d'outras paragens geográficas.Na maioria deles falam-na...uns melhores que outros. Agora quanto à escrita aí as coisas complicam-se.... muito!

Rafael disse...

Oh, não faz mal. É mesmo mais uma das interrogações da língua... (do cérebro!) E podia ser um apoio à grafia "pré-concebido", que sinceramente também me agradava mais :P mas não o que não pode ser, não pode ser. Obrigado!

kincas disse...

Tecnicamente pré-concebido está errado.
Tal situação não é possível. Ou foi concebido para determinada situação ou não. Não existe 'estado' antes na concepção. Antes da concepção poderá estar o projecto ( por ex.).
A concepção é um estado no desenvolvimentomde um projecto.