02 novembro 2011

"Copydesk" por um dia - Parte I

Os textos seguintes são excertos de notícias de um órgão de comunicação social.
Faça uma revisão atenta a cada um deles e indique as incorreções linguísticas/ortográficas que detetar.


A.
"Nas operações realizadas no fim-de-semana, os elementos da PSP apreenderam 75 doses individuais de haxixe, nove máquinas de fortuna e azar, 1.847 CD´s e DVD´s falsificados, 54 peças de vestuário contrafeitas e 368 euros em dinheiro."

B.
"Quando o terceiro golo parecia eminente, o “capitão” Cristiano Ronaldo reduziu (90+2 minutos), na transformação de um livre direto, e Portugal ainda procurou o “milagre”, mas não chegou a criar qualquer oportunidade."

C.
"À DVC está associado um processo complexo, que na sua origem tem um ciclo vicioso entre a hipertensão e a inflamação venosa. "

D.
"Fonte da PJ disse à agência Lusa que a menina, com menos de 10 anos de idade, terá sido abusada num bar de uma coletividade que frequentava habitualmente, onde o suspeito trabalhava."

9 comentários :

L Filipe dos Santos disse...

A-1.847 CD e DVD falsificados / 54 peças de vestuário contrafeito (?) / 368 euros em numerário (?)

B-Não percebo nada de bola, o que talvez me impeça de perceber grande parte da frase. Mas, ainda assim, suspeito que haja abuso das aspas e errada colocação das vírgulas.

C-que tem na sua origem

D-teria sido

Sandra disse...

A.
"Nas operações realizadas no fim-de-semana, os elementos da PSP apreenderam 75 doses individuais de haxixe, nove máquinas de fortuna e azar, 1.847 CD e DVD falsificados, 54 peças de vestuário contrafeitas e 368 euros em dinheiro."

B.
"Quando o terceiro golo parecia iminente, o “capitão” Cristiano Ronaldo reduziu (90+2 minutos), na transformação de um livre direto, e Portugal ainda procurou o “milagre”, mas não chegou a criar qualquer oportunidade."

C.
"À DVC está associado um processo complexo, que tem na sua origem um ciclo vicioso entre a hipertensão e a inflamação venosa. "

D.
"Fonte da PJ disse à agência Lusa que a menina, com menos de 10 anos de idade, terá sido abusada num bar de uma coletividade que frequentava habitualmente, no local onde o suspeito trabalhava."

Teresa disse...

A. 1847 CD e DVD, que julgo que ninguém assinalou (os números de quatro dígitos escrevem-se juntos, a partir daí são separados por espaços em grupos de três)..

B. Não vejo qualquer necessidade de aspas em "capitão" e "milagre". Trata-se de linguagem futebolística.

C. Círculo vicioso, e não ciclo vicioso.

Há mais, mas a maior parte foi assinalada.

Motonauta disse...

Boa tarde.
Vim revisitar este artigo para saber efectivamente quais os erros, porque o que li não me parecia errado.
Tive que ler minuciosamente a solução para conseguir encontrar as diferenças, pois estas não eram indicadas.
Nada tenho a apontar nas correcções indicadas, mas devo confessar que acho que este "excesso de preciosismo" em descobrir possíveis erros, neste caso bem escondidos, nos impede de prestar atenção ao que realmente interessa, as notícias! Há erros que saltam logo à vista, mas os que são apresentados nestes exemplos não são o caso.
É como se estivessemos a olhar para um quadro famosíssimo, mas em vez de observarmos e apreciarmos a obra de arte, estivessemos apenas concentrados em descobrir possíveis pequenos defeitos.

S. Duarte disse...

Eis as pequenas correções:

A.
fim de semana (segundo o novo Acordo, sem hífen!)
CD e DVD (as siglas não têm plural)

B.
iminente (prestes a acontecer)

C.
círculo vicioso (sucessão de acontecimentos que se repetem)

D.
Terá sido vítima de abuso
(O v. abusar não admite a voz passiva, porque não é transitivo direto. «Abusar de alguém» (e não: “abusar alguém”)

Bert disse...

As minha melhores estimações:

A-CD e DVD

B-iminente

C-está associado a?

D- só deve ser "frequentava" porque o verbo frequentar inidica que as visitas foram habituais.

Anónimo disse...

S. Duarte,
na verdade,é correto tanto "fim de semana" quanto "fim-de-semana".Da forma como está escrito no item A,há erro em fim-de-semana,pois o termo escrito com o uso do hífem denota lazer, enquanto "fim de semana" significa final da semana, término da semana.
Para exemplificar:
"Vou curtir este fim-de-semana"
"Durmi durante todo o fim-de-semana"
"Farei a tarefa no fim de semana"

Marisa Sales disse...

Estou muito perturbada com essa questão D. Li os comentários e todos continuam usando Terá. Mas... Se não me engano (e não estou enganada) terá é futuro, então se o abuso ainda não aconteceu é maravilhoso pois pode ser evitado. rsrrss
(gracinha sem graça :$)
D) [...]TERIA sido abusada[...]

Beijos... Muito divertida a idéia!

Miguel disse...

Não queria comentar mas não me contive. Mas Motonauta, tudo bem que hoje a ênfase maior está na semântica, mas nem por isso devemos deixar de prestar atenção nas outras formas: sintaxe e a morfologia, erros aí distorcem completamente as notícias que, claro, vc como eu valorizamos, mas passar de forma incorreta é consequência, muitas vezes de descaso na atenção desses itens.
Marisa, eu também estou "grilado" com essa frase. rsrsrs