26 maio 2009

Teatro amador só de nome


Quem puder ir a Vila Franca de Xira na próxima sexta-feira, dia 29 de Maio, não deve perder a actuação do Grupo O 18 Teatro, no Ateneu, às 21.30 h. A peça intitula-se “As duas cartas” e é baseada na obra homónima de Júlio Dinis (a adaptação é de Isilda Paulo).

Embora todas as personagens sejam uma delícia de ver e ouvir, a que mais me encantou foi o modesto João de Sousa, de origem humilde mas modos muito distintos, que tão naturalmente nos transporta para o século XIX através da forma como se exprime. Todos usam, claro, palavras e construções que não são de hoje e que adivinhamos estarem, se não iguais, pelo menos muito próximas das do texto dramático do autor, sendo a mais óbvia de todas a interjeição “cáspite”. Mas no caso dele, não há deslizes momentâneos para o vocabulário de hoje, para um tom mais contemporâneo. Há sempre aquela classe, aquela serenidade que vem de tempos mais formais e que, ironicamente, a personagem pobre exibe com maior naturalidade – como que dando a entender que a nobreza da alma (que se revela também no discurso) não depende da nobreza de linhagem e muito menos da falsa nobreza conseguida por meio do dinheiro.

Trata-se de uma excelente adaptação do texto, encenação e actuação. Vale a pena ir apreciar o trabalho deste grupo de "curiosos" e faz pena saber que tem tido pouca divulgação, porque merece muito mais espectadores! Ainda por cima, o espectáculo é gratuito.




2 comentários :

Jorge Aurélio disse...

Estamos muito orgulhosos com tal apreciação. Diria que não somos merecedores de tal elogia. Em todo o caso, quem está na plateia tem sempre melhor perspectiva do que nós que estamos no palco. Confirmo porém que fazer Teatro enche-nos de alegria. Temos o Teatro na alma. Será este o segredo de nos tornarmos mais crescidos em Palco. Elogios como este fazem-nos seguir em frente ainda com mais firmeza. Um Abraço da trupe
o18teatro-outurela carnaxide

S. Leite disse...

Obrigada pelo comentário, Jorge! Vocês são, realmente, uma trupe fantástica. Fico ansiosa por ver novas peças (até me contentaria com mais umas sessões da mesma...), que divulgarei aqui com muito gosto.