27 maio 2009

Ciclo vicioso ou círculo vicioso?

A expressão correcta é círculo vicioso.
De acordo com alguns dicionários, esta expressão designa uma sucessão, geralmente ininterrupta, de acontecimentos que se repetem e voltam sempre ao ponto de origem, colidindo sempre com o mesmo obstáculo.
Na doutrina de Aristóteles, esta expressão designa uma falha lógica que consiste em alcançar dedutivamente uma proposição por meio de outra que, por sua vez, não pode ser demonstrada senão através da primeira.
Por conseguinte, faz todo o sentido que a expressão seja círculo, uma vez que as situações se vão repetindo sucessivamente, provocando um impasse, isto é, A dá origem a B e, por sua vez, B dá novamente origem a A. Assim, não se sai do círculo!
A palavra ciclo, por sua vez, designa uma sucessão de fenómenos sistematicamente reproduzidos em períodos regulares.

13 comentários :

Nazgul disse...

Na verdade, um círculo é uma área delimitada por uma circunferência.

A expressão correcta deveria ser circunferência viciosa, uma vez que uma circunferência é que designa uma
sucessão, geralmente ininterrupta, de acontecimentos que se repetem e voltam sempre ao ponto de origem, colidindo sempre com o mesmo obstáculo.

Continuo a usar o termo que julgo ser o correcto, ou seja, ciclo vicioso.

Anónimo disse...

A idéia de círculo vicioso não remete ao limite de uma área, circunferência, e sim, como foi definido, à sucessão de eventos, em geral initerruptos, que se repetem e voltam sempre ao mesmo ponto de origem. Por outro lado, ciclo significa uma série de eventos que se sucedem numa ordem determinada, sem que necessariamente voltem ao mesmo ponto de origem. Por exemplo: o ciclo da vida, ciclo escolar, ciclo de produção. Portanto, nada de ciclo vicioso!!!

Anónimo disse...

quinze a zero..

Anónimo disse...

obrigado!!!

JC de Guaramiranga disse...

Os defensores do ciclo e do círculo se enredaram na circunferência dos conceitos. Ambos inteligentes e proveitosos. Prefiro ficar com o círculo, embora vicioso. O ciclo ainda terá a sua vez. O ciclo circadiano, por exemplo, interessa aos estudiosos do sono.
José Cláudio Bezerra de Menezes. Fortaleza. Ceará. Brasil.

corvo disse...

Apoio o amigo Nazgul!

Se a idéia é referir-se a uma sucessão repetitiva, a área de uma figura geométrica não representa uma metáfora adequada, mas sim uma circunferência ou um ciclo.

Destaco que ciclos podem ser abertos ou fechados (nosso caso, por isso "vicioso"). Como exemplos temos o ciclo da vida e o ciclo da água, respectivamente.

Daniel Correia disse...

Circunferência viciosa era um mal menor, penso eu! Concordo plenamente com os amigos Nazgul e Corvo... um círculo é uma área, em que nada é repetitivo, não podendo portanto criar qualquer tipo de viciação! E mesmo a circunferência não representa algo repetitivo, por uma coisa muito simples: alguém me diz qual é o início e o fim dessa forma?
Já um ciclo, fechado como disse o Nazgul, pode efectivamente ter o sentido de ser "vicioso"... repetitivo, com princípio, meio e fim, que por sua vez corresponderá a um novo início!

NewtonC disse...

Nazgul argumentou corretamente, mas concluiu com uma "abobrinha". É melhor não julgar e consultar um bom dicionário. Os que estão a apoiá-lo são bons... amigos.

Gonçalo Neves disse...

http://ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=33005

Unknown disse...

chama se ciclo da vida porque nao engloba apenas uma pessoa, envolve a sociedade, todos nascem, crescem e morrem, e quando morrem ha outras pessoas a nascer, etc... por isso é ciclo.
tambem acho que o correto é ciclo

PP disse...

No meu ponto de vista também será ciclo vicioso, quer dizer, o ciclo que se repete (por isso vicioso).

A ideia de, vamos lá, circunferência viciosa, é um pleonasmo!
Ao percorrer a linha da circunferência, o ponto de chegada coincide com o de partida.
Por mais voltas que façamos, nunca sairemos dali, apenas repetiremos a passagem no mesmo ponto até ao infinito!
(É verdade que isso a torna viciosa... :-))

Orlando disse...

Deixo aqui uma questão que me parece evidente, o facto de utilizarmos o termo "vicioso" faz com que seja correcto a utilização do "ciclo vicioso", uma vez que não há forma de viciar o círculo, enquanto que no caso do ciclo é possível alterar o mesmo.

Mom disse...

Eu também uso ciclo vicioso. Ingles é a minha segunda língua e o termo correto em inglês é "vicious cycle" que faz muito mais sentido para mim.