11 fevereiro 2009

Desafio verbal

Quem quer tentar preencher os espaços em branco com a forma verbal adequada?


a) Engordei 2 kg, por isso acho que já não ___________ nesse vestido! (CABER)

b) No final do colóquio, ninguém ___________. (INTERVIR)

c) Se o Luís não ____________ o dinheiro que lhe devem, poderá perder o negócio. (REAVER)

d) Esse aluno não ___________ a revisão da prova. (REQUERER)

e) Enquanto eu esperava, ___________ a ler uma revista. (ENTRETER-SE)

f) Obrigada por terem ____________ o nosso desafio! (ACEITAR)

9 comentários :

Pitx disse...

caibo
interveio
reaver
requereu
entreteve-se
aceitado

consegui? falhei alguma?

Hugo Pereira disse...

a) caibo

b) interveio

c) reaver / reave

d) requereu / requer

e) entretive-me

f) aceite

Nalguns casos, a forma verbal pode variar, consoante o tempo verbal que se pretenda. Por exemplo, na frase "O aluno não requereu a revisão de prova" (pretérito perfeito), pode também dizer-se "O aluno não requer a revisão de prova" (presente).

Quantas acertei? :D

Nós disse...

Vou arriscar!
a)caibo
b)interveio
c)reouver
d)requereu
e)entretive-me
f)aceitado

Logo se verá se acertei ou não.

Anónimo disse...

Vou tentar então.

a) Engordei 2 kg, por isso acho que já não caibo nesse vestido! (CABER)

b) No final do colóquio, ninguém interveio. (INTERVIR)

c) Se o Luís não reouver o dinheiro que lhe devem, poderá perder o negócio. (REAVER)

d) Esse aluno não requereu a revisão da prova. (REQUERER)

e) Enquanto eu esperava, entretive-me a ler uma revista. (ENTRETER-SE)

f) Obrigada por terem aceitado o nosso desafio! (ACEITAR)

Utilizou os verbos mais aterrorizantes possíveis rss

Adicionei seu blog a meus favoritos. Parabéns pelas postagens.

S. Duarte disse...

Obrigada a todos pela participação!
E Parabéns a quem acertou em todos os verbos!

a) caibo
b) interveio
c) reouver
d) requereu
e) entreteve-se
f) aceitado

Anónimo disse...

a) Engordei 2 kg, por isso acho que já não caibo nesse vestido! (CABER)

b) No final do colóquio, ninguém interveio. (INTERVIR)

c) Se o Luís não reouver o dinheiro que lhe devem, poderá perder o negócio. (REAVER)

d) Esse aluno não requereu a revisão da prova. (REQUERER)

e) Enquanto eu esperava, entretive-me a ler uma revista. (ENTRETER-SE)

f) Obrigada por terem aceite o nosso desafio! (ACEITAR)

Anónimo disse...

No caso, você informou que a conjugação correta de ENTRETER-SE na frase: Enquanto eu esperava, ________ a ler uma revista; corresponde a ENTRETEVE-SE.
Nesta forma a partícula SE passa a funcionar como pronome de indeterminação do sujeito, se não me engano. Portanto, há uma construção que não indicou a presença de outra personagem na sentença, então, creio eu, que funciona corretamente a formação ENTRETIVE-ME, haja vista a lógica: enquanto esperava -> lia a revista.

S. Leite disse...

Tem toda a razão, Nicácio. Foi lapso, desculpe!

S. Duarte disse...

É claro!
Desculpem o meu engano...

e) entretive-me

Obrigada pelo reparo!