06 outubro 2010

Translineando...


A translineação obedece a certas regras, implicando que não se pode truncar palavras em qualquer parte, quando a linha não tem espaço para as escrever inteiras.
Regra geral, devemos respeitar, na translineação, a divisão silábica, partindo, por exemplo, a palavra complicação de acordo com as seguintes possibilidades: com-plicação; compli-cação; complica-ção.
Porém, no caso de haver no meio da palavra duas consoantes iguais, estas devem manter-se juntas - é aqui que a translineação apresenta diferenças relativamente à divisão silábica. Por exemplo, a palavra autocarro, que tem as sílabas au-to-ca-rro, não deve ser translineada desta forma: autoca-rro; mas antes assim: autocar-ro. Isto para evitar que, no início de uma linha, encontremos uma palavra (ainda que partida) iniciada por duas consoantes iguais, o que se afigura como algo muito estranho. Por outro lado, as vogais que consituam, por si só, uma sílaba também não devem ser deixadas sozinhas no começo de uma linha. Logo, devemos dividir Maria apenas de uma maneira: inserindo a quebra entre a primeira e a segunda sílaba, para evitar que a terceira, o -a-, fique isolada na linha seguinte.

5 comentários :

JULIANA disse...

Nossa, a imagem apresenta um erro de divisão silábica grave,feio e infantil.

Anónimo disse...

Olá

Deixo aqui uma dúvida. E quando há 2 vogais iguais? Por exemplo cooperar? Qual dos exemplos abaixo está correcto?
co-operar? ou coo-perar?

Obrigado

S. Leite disse...

É uma excelente pergunta! As vogais idênticas pertencem a sílabas diferentes e, como tal, ficam separadas (co-operar, zo-ológico, chei-inho). Excepto no caso de uma delas ficar isolada (por exemplo, a palavra voo não deve ser translineada).

Anónimo disse...

Este erro é só por falta de atenção dos revisores do texto. Os programas normalmente não têm formatação nem hifenização em português e as pessoas nem reparam no que estão a fazer. Não acredito que alguém tenha feito esta translineação propositadamente!

S. Leite disse...

Concordo - além de que todos nós temos telhados de vidro! A imagem serve apenas para ilustrar o texto...