Dicas para a comunicação eficaz
Porque a comunicação não envolve apenas o uso da língua, hoje resolvi deixar-vos um contributo diferente...
ANTES de comunicar, certifique-se de que:
- tem algo novo e interessante para dizer
- há alguém interessado em ouvi-lo
- consegue arranjar maneira de interessar os desinteressados, sobretudo se constituírem a totalidade dos ouvintes
- o tempo que leva a falar não é superior ao tempo (e paciência) que os ouvintes têm para lhe dispensar
- a sua aparência não vai distrair o público: não há nódoas na sua roupa, não calçou um sapato de cada cor, nem tem restos de pastel de nata nos dentes
DURANTE a sua comunicação, veja se:
- fala em vez de ler (gosta de ouvir os outros lerem por si quando o texto está à sua frente?)
- não volta as costas ao público (a menos que tenha asas ou cabeça de coruja)
- não fica mais do que 10 segundos em silêncio (na verdade, 5 segundos já é muito!)
- o seu tom de voz é audível (para quem está no fundo da sala, não para si)
- não há mais do que 2 pessoas em cada 20 a bocejar ou a dormir
- as pessoas acordadas não esboçam esgares de impaciência ou incompreensão
DEPOIS da comunicação, não se esqueça de:
- deixar bem claro que chegou ao fim (se ainda estiver alguém a ouvi-lo, claro)
- se oferecer para responder a perguntas da assistência
- deixar algo com que o público possa recordar a sua comunicação no futuro (por boas razões, entenda-se)
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