Roubo e furto
Uma das muitas (e boas!) sugestões do Jaime foi esta: elucidar os leitores sobre a diferença entre roubo e furto.
Embora em ambos os conceitos esteja subjacente a ideia de tirar a alguém, indevidamente, os seus haveres, no caso do furto essa acção não implica violência (ou ameaça), enquanto o roubo já pressupõe a ideia de que a vítima é forçada, sob ameaça ou mesmo violência, a entregar os seus bens.
Em rigor, portanto, quando descrevemos uma situação de qualquer um dos dois tipos, apenas uma das palavras se aplica, e não ambas: se um estranho entra em casa de alguém e leva os objectos de valor enquanto o dono dorme, há furto. Se alguém na rua é forçado a entregar o dinheiro que tem na carteira, sob a ameaça de uma arma ou de uma seringa contaminada, trata-se de roubo.
Todavia, o que acontece é que – sobretudo quando se usa o verbo correspondente – existe uma marcada tendência para escolher roubar, haja ou não violência inerente ao acto. Talvez porque o verbo furtar tenha vindo a ser preterido, na linguagem corrente, e cada vez mais associado a um registo formal e antiquado. E é preciso admitir que os dicionários actuais apresentam os termos roubar e furtar como sinónimos, portanto, dando razão a quem os usa indiferenciadamente. Na linguagem jurídica, porém, não há confusões. Roubo não é furto e furto não é roubo!
24 comentários :
Alguém que obtenha um diploma universitário por meios fraudulentos está a aapropiar-se de um bem que não lhe pertence. Isso é roubo ou furto?
Curiosamente, na vida militar, há muitos anos, a diferença fazia-se com base no valor da «coisa» furtada ou roubada, sendo que, no primeiro caso, se tratava de uma falta disciplinar e, no segundo, de um crime.
Ainda hoje é assim, só que já não sei quais são os valores estipulados.
Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.
Julgava mesmo que furto e roubo eram a mesma coisa.. Beijinho
Também tenho a ideia de que por vezes se usa "furtar" em vez de "roubar" porque parece mais erudito. Tal como "visualizar" parece mais erudito do que "ver".
Jaime
www.blog.jaimegaspar.com
Pois é... a questão é que essas substituições "eruditas" nem sempre dão bom resultado! É como quem diz "melhor preparado" em vez de "mais bem preparado", que é o que está correcto :)
Oi, gostei imenso do teu blog, bastante util para o meu estudo. Para mim a questão surge na diferença entre subtrair e furtar. são verbos sinónimos ?
Tb gostaria de saber qual é o verbo sinónimo de "roubar"
um abraço!
Amigo gostaria que mim tirasse uma dúvida,olhei no dicionário a palavra rapino e significa furto com violência,então como explica a diferença entre furto e roubo se o primeiro é sem violência e segundo com violência.Não entende essa palavra RAPINO desde ja agradeço...
Pelo amor de Deus... É tudo a mesma coisa.... o cara vai sair chorando dessa do mesmo jeito... rssss
Se eu esqueço a chave na porta do meu armario e alguem ver a chave ali abre pega meus pertences e fecha de novo pode se considerar um furto.
estava na quermesse deixei minha bolsa em cima da mesa.quando fui ao banheiro e voltei naum estava mais isso é roubo ou furto?
Será furto quando o dono do bem que é subtraído não é ameaçado pelo autor da subtracção.
Se rapinar é tanto subtrair com violência como "roubar ardilosamente", então rapinar pode ser sinónimo tanto de roubar como de furtar!
http://www.infopedia.pt/diciope.jsp?dicio=0&Entrada=rapinar&Expoente=0&op=DefExpoente
legal bem informante tirou todas as minhas duvidas.
o roubo e furto de uma forma geral, significam que alguem subtraiu algo alheio.
Agora se é roubo ou furto depende de como a acção foi desencadeada, sem o dono se aperceber ou por obrigação do que subtrai. podendo ser qualificado ou simples.
bom. sou policia, e a questão do furto e roubo, muitas vezes confunde as pessoas que não estão dentro do assunto. a pessoa chega correndo para a delegacia de policia e afirma ter sido roubado ou furtado, quando na verdade queria dizer que foi furtado ou roubado.
mas vamos lá clarificar isso: o caso, se foi roubo ou furto, depende de como a acção foi desencadeada. em todos os casos,significa que se subtraiu algo alheio.
agora, furto é feito com ausencia de violencia, sem que o dono do bem se apeceba de que está lhe sendo subtraido algo, agora roubo, ele sente-se pressionado pela circunstancia do momento e entrega ou deixa que lhe subtraiam. é importante dizer que este último caso é por obrigação.
ainda o furto, embora sem violencia,ou sem que o dono do bem se aperceba de que se lhe está sendo rectirado algo, ele pode ser simples, no caso defuinido acima ou qualificado, quando existe uma força uma obstru~ção de algo, arrombamento, uso de certos objectos para forçar a saida dos bens ou a entrada em domicilio alheio,uso de chaves falsas e outros instrumentos. mas também é necessário dizer que o periodo e o local em que o furto ou roubo ocorre determinam a classificação destes dois conceitos.
Não querendo desinformá-los, mas a verdade é que certos dicionários da lingua portuguesa, e na sua maioria, defuinem furto e roubo como palavras sinónimas, mas na verdade elas são bem destintas, como se explicou acima.
Em ambos os casos, o sujeito sempre será o mesmo: o ladrão.
Furto
Blog bastante interessante.
furto
achei bem interessante este blog. Sempre confundi roubo com furto.Gostaria de continuar usando e clarificando minhas dúvidas.
Furto
Segundo o codigo penal portugues, roubo é COM OU SEM constrangimento,enquanto furto é sem constrangimento. Deduzo que roubo se pode sempre utilizar enqanto furto se aplica somente quando nao houve constrangimento... aqui vai a minha fonte.
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/diferenca-entre-roubar-e-furtar/33041
Enviar um comentário