07 fevereiro 2012

Vamos ou "váiamos"?

Que forma do verbo IR utilizariam para preencher o espaço na seguinte frase?

A Rita quer que nós ___________ com ela.

Muitos leitores decerto escolheriam "vamos" e é essa a forma adequada para o presente do conjuntivo do verbo ir. Porém, conheço muita gente que optaria por dizer "váiamos", tal como diria "dêiamos" em vez de dêmos, se, num contexto semelhante, o verbo fosse dar. Há quem defenda, para se justificar, que "váiamos" é a forma usada na região onde cresceu e aprendeu a falar português. Até pode ser. Mas, como sabemos, nem tudo o que se ouve dizer (às vezes uma vida inteira) é o que está correcto, do ponto de vista linguístico, tendo em conta a gramática normativa. A pergunta a fazer é: queremos usar a língua de acordo com o uso regional com que nos identificamos, ou queremos usar a variedade padrão, aquela que é encarada como modelar? A escolha será sempre nossa. Convém é que seja consciente, isto é, que saibamos que estamos a fazê-la, quais são as opções e o que implica cada uma delas. É o que acontece quando optamos entre:

auga e água
pus-os e pu-los
perca e perda
espilro e espirro
hás-de e hades
se haver e se houver

..e tantas outras!

3 comentários :

Tânia G. disse...

Porque é que está a ser tão usado "falamos" em vez de "falámos" ou "começamos" em vez de "começámos", "cantamos",
"cantámos"... quando se está a falar de um acontecimento já passado?
É que já faz confusão ver que ninguém utiliza a segunda forma, nem no meio jornalístico.

É preguiça?

Ou está correcto?

(http://www.conjuga-me.net/verbo-falar)

S. Leite disse...

Desde que foi implementado o Acordo de 1990 que se tornou opcional o uso de acento agudo nos verbos terminados em -ar na 1.ª pessoa do plural no pretérito perfeito.
Por isso, e apesar de não ser obrigatório suprimir o acento, muitos portugueses passaram a escrever "começamos" em vez de "começámos". Pode ser preguiça, mas a verdade é que agora existe uma boa desculpa para isso :-S

Anónimo disse...

Só uma observação, a forma correcta é hás-de e não hades, certo? É que estando do lado esquerdo, que é o lado que escolheu para colocar as formas erradas, pode-se ficar com a ideia que hás-de está errado.

Parabéns pelo blog.