22 fevereiro 2012

Tal ou tais?

Os valores já não são reconhecíveis como tais ou

Os valores já não são reconhecíveis como tal ?



Resposta:

   A palavra tal pode pertencer a várias classes gramaticais. Frequentemente é usada enquanto determinante ou pronome demonstrativo, podendo ser substituída por outros como este, esse, aquele / esta, essa, aquela / isto, isso, aquilo. Se tivéssemos uma frase como “tais valores deixaram de ser considerados”, não teríamos dúvidas de que “tal valores” seria incorrecto: o determinante tal está antes do nome valores e por isso tem de concordar com ele em número.
   Mas a frase é “os valores deixam de ser considerados enquanto tal/tais [?]”, o que significa: “os valores deixam de ser considerados enquanto isso (mesmo), que é o facto de serem valores. Neste caso, podemos desde logo desconfiar da flexão do pronome no plural, porque ele não antecede o nome valores...
  Na verdade, a expressão  “como tal”, bem como a expressão “enquanto tal”, é fixa e invariável, devendo ser entendida como uma locução adverbial cujo sentido é o mesmo da palavra assim. Para comprovar isso, podemos fazer a substituição daquelas duas palavras – a expressão fixa – por esse advérbio: “Os valores deixaram de ser considerados assim.”

7 comentários :

Pitx disse...

sem fazer batota e pesquisar no google: tais.

Bert disse...

sem atingir fluência nem ter o perspicácia natural, pensaria que a segunda frase enfatiza que coisas discretas não são reconhecíveis como tal conceito singular que não engloba as coisas individuais, mas a primeiro destaca que as coisas individuas não são reconhecíveis como tais que ás dar descrições falsas.

Anónimo disse...

Como tais.
Mas campeia a confusão.

Chastre

Anónimo disse...

'Como tal' e 'como tais' podem ser coisas diferentes gramaticalmente em certos casos, ou a mesma noutros, no singular ou plural.
No caso sujeito, representa os valores, pelos quais está como pronome, - como quem diz: 'os valores já não são reconhecíveis como valores', e portanto 'como tais'.
- Chastre

Anónimo disse...

Concordo com o ultimo anonimo, tais, no sentido pronominal, acredito que tem que concordar com o substantivo que substitui.
(desculpem, meu teclado nao tem acentuacao nem cedilha)

Anónimo disse...

Mil e tal diz-se quando são 1200...... ou a partir de 1500.......

Mônica Taunisses disse...

MONICA TAUNISSES BRAGA OLIVEIRA
Gostei disso. Acho muito lógico. Melhor que a resposta lá em cima.