02 dezembro 2008

Secretária de Estado americana ou secretária de Estado americano?

Será possível atribuir duas leituras a esta expressão?

1. [secretária de Estado] americana – em que o adjectivo americana modifica «secretária de Estado»
2. secretária de [Estado americano] – em que o adjectivo americano modifica apenas o nome «Estado»

Na minha opinião, a forma mais correcta é: «secretária de Estado americana». Explico porquê:
Se tivéssemos a contracção da preposição de com o artigo definido o, teríamos um significado mais específico, logo, o adjectivo americano modificaria apenas o nome Estado: «secretária [do Estado americano]».
No entanto, a preposição simples de exprime um sentido mais genérico, pelo que a leitura mais imediata é considerar o constituinte [secretária de Estado] uma unidade linguística coesa. Esta unidade linguística tem como elemento central o nome secretária, logo, o adjectivo americana deve concordar em género e número com esse nome, por exemplo: «secretárias de Estado americanas»; «secretários de Estado americanos».

Concordam ou discordam desta análise?

6 comentários :

Vanda disse...

Concordo

Anónimo disse...

Concordo, em absoluto com esta interpretação! E.....resta-me apenas acrescentar, que depois desta tão erudita explicação....."quem fala assim, não é gago", nem tampouco ignorante!
Gosto destas questões linguísticas!
Madona

Phill disse...

Mais ai é que está. Não haveria flexão de gênero uma vez que o cargo "Secretária de estado americano" o "americano" se refere ao estado e não a nacionalidade da pessoa que o ocupa, assim a "Secretária de Estado dos Estado Unidos" seria "A secretária de estado americano", pois, a flexão de gênero não ocorreria, visto que se refere ao estado e não a nacionalidade da secretária.
Mas se eu estiver errado me avisem.

ph disse...

Meu deus... cara, você é muito burro mesmo. Nesta expressão, o termo "americano" concorda com "Estado", por óbvio, já que se está referindo a um cargo. Sua anta sem precedentes do vernáculo.

Luiz Carlos disse...

O Estado é sempre Americano,seja secretario ou secretaria .

Mais1Silva disse...

Claro que é Estado Americano. Secretária já define o gênero da pessoa que ocupa o cargo, não precisa de mais. Do mesmo modo que Capitão de fragata, Capitão de corveta e Capitão de mar e guerra, ficam definidos pela palavra Capitão, não necessitando ter de + o.