08 maio 2017

Despesas extras ou despesas extra?


Quando me perguntam qual o plural do adjetivo extra, não posso evitar sentir algum desconforto. Quem pergunta quer uma resposta simples e objetiva, que não deixe margem para dúvidas... mas por vezes a resposta é em si mesma uma dúvida. Agora talvez mais do que antes, pois não me lembro de ter dado com esta disparidade há uns anos, quando fiz uma pesquisa sobre o assunto.

Hoje, o Priberam mostra-nos que, enquanto adjetivo, a palavra extra pode ser flexionada no plural, dando o exemplo das "despesas extras".


Por seu turno, a Infopédia diz-nos que extra é um adjetivo invariável, o que significa que não se altera no plural. Depreende-se, pois, que o correto será "despesas extra".

Então, em que ficamos?!

No meu entender, e pela lógica, o plural do adjetivo extra deveria ser "extras", pois não me parece que haja motivo para defender que esta palavra, se entendermos que se formou por truncação a partir do adjetivo extraordinário, seja invariável. No entanto, também podemos entender que na sua origem está antes um prefixo e, como tal, defender que por esse motivo o adjetivo também é invarável, à semelhança do que sucede com outros os prefixos (por exemplo, mini, hiper, super, etc.), mesmo quando os utilizamos com a função de adjetivos (como na frase "comprei umas cervejas mini").

Neste, como noutros casos, o uso é que acaba por comandar as regras linguísticas e a verdade é que se nota uma certa resistência de muitos falantes quanto à utilização da forma flexionada extras - a menos que seja como nome. Isto é, muitas pessoas dizem, sem hesitar, "o carro vinha com muitos extras", mas preferem falar de "horas extra" ou de "despesas extra".
Daí que a Infopédia ateste isso mesmo. Aliás, sempre me pareceu que este dicionário segue mais o uso (é mais descritivo), comparativamente ao Priberam, que é mais conservador e normativo. Posso estar enganada, claro. Mas é a leitura que faço, a partir das minhas consultas a um e a outro.

Então, quando encontramos num e noutro dicionário - como neste caso - informação contraditória, o que devemos fazer?
Bom... depende do tempo que tenhamos. Se há pressa, talvez seguir o nosso instinto e escolher a forma que nos soa melhor. Se há tempo, procurar desempatar, usando uma terceira fonte de consulta!






6 comentários :

Cláudia Braga disse...

Mas que maravilha! Gostei. Escolho sessões "extra". Muito obrigada

Moysés Pluciennik disse...

Do mesmo Priberam em 31/05/2019

ex·tra
(latim extra, fora de, para fora de)
adjetivo de dois gêneros
1. Que tem .caráter de .exceção (ex.: despesas extras, hora extra). = EXTRAORDINÁRIO ≠ HABITUAL, NORMAL, ORDINÁRIO

2. Que se juntou a algo ou que foi considerado ou contado à parte (ex.: dose extra). = ADICIONAL, SUPLEMENTAR

3. Que é publicado ou editado extraordinariamente (ex.: edição extra, suplementos extras). = EXTRAORDINÁRIO ≠ HABITUAL, NORMAL, ORDINÁRIO


"extra", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/extra [consultado em 31-05-2019].

Rafael disse...

Meu instinto dita: “o carro veio com muitos extras” ou “o carro veio com muitos itens extra”. Mas não sei se posso confiar nele, apesar de a linguagem ser algo tão mutável...

S. Leite disse...

O meu instinto diria o mesmo... mas por vezes o instinto não é razoável, ou seja, não tem em conta os argumentos lógicos, que só a razão providencia!

Anónimo disse...

TA E A RESPOSTA CADE???

Jocelito Barros disse...

Penso que o significado da palavra deveria se sobrepor à sua natureza. Ora, extra já significa algo mais. Não vejo necessidade em colocar isso no plural, seria como dizer "um plus a mais", ou seja, uma redundância.