15 fevereiro 2008

UniSSexo com dois ss!


Há 129.000 ocorrências da palavra “unisexo” no Google, contra 12.400 ocorrências de unissexo. Parece que o Simplex já chegou à ortografia!

Contudo, será que vale mesmo a pena poupar um s, quando a palavra "unisexo", além de ficar mal escrita, ainda soa mal? É que, lembrem-se, o s entre vogais tem som de z: em asa, liso, ausente, mesa e tantas outras palavras, essa regra é tão óbvia que ninguém duvida dela. Porém, quando se trata de dobrar a consoante por causa de um prefixo (uni + sexo), pouca gente se apercebe de que, não o fazendo, está a escrever uma palavra cujo som é “unizekso”. Fica giro, mas até custa a dizer... (Experimentem! Parece que estamos constipados!)

E já agora, haverá quem queira responder a isto? Se uni- quer dizer "um", porque é que os artigos ou serviços para AMBOS os sexos se designam assim?!

8 comentários :

Anónimo disse...

Ainda há dias passei por um cabeleireiro e pensei nisso! Aparentemente não tem muita lógica... Mas tenho curiosidade em saber porquê. Será que significa dois em um? Realmente não faço ideia.

Anónimo disse...

Devia chamar-se cabeleireiro bisexo, aliás, bissexo.

Maria disse...

O meu comentário é apenas, "a língua portuguesa é muito traiçoeira!"
Há explicação para esta falta de lógica?
Um abraço.

S. Leite disse...

É que, ao exprimir a ideia de "um só", uni- pode implicar a junção, a união de várias coisas. Assim, quando um bem ou serviço se destina indiferenciadamente a homens e a mulheres, no fundo temos um "dois em um", como diz a Tânia e muito bem. Obrigada pelos vossos comentários!

A Voz da Ignorância disse...

Só para dizer: Parabéns!!!
Isto foi útil e divertido... seja uni ou bissexo!!
Ahhhhh
:D
Obrigado

S. Leite disse...

Obrigada, Voz da Ignorância (LOL)!!

Anónimo disse...

haha, me ajudou tbm

Calheiros disse...

é uni porque é estilo único, ou seja, não há diferenciação de sexos logo unissexo!