14 dezembro 2011

Anticonstitucionalissimamente

Afinal, aquela palavra que por vezes ouvimos dizer que é a mais comprida, ou das mais compridas em português, anticonstitucionalissimamente, é correcta ou não? E porquê?
Agradeço desde já as vossas respostas a esta "pergunta-desafio"! (Não se trata propriamente de uma pergunta retórica ou de uma dúvida existencial).

Uma pista: a resposta implica considerar o tipo de adjectivo que está na base do advérbio.

7 comentários :

Tãnia G. disse...

Belo quebra-cabeças... :p

Será que não é correcta?

Terá que ver com o prefixo "anti"? Ou com o facto de o adjectivo base não ser flexionável em grau?

Erika disse...

Adorei o blog de vocês. Apesar de ser de POrtugal e ter algumas diferenças me deu várias idéias para o meu blog: http://ateliedalinguaportuguesa.blogspot.com.
Visitem!

S. Leite disse...

Tânia, está no rumo certo ao fazer a terceira pergunta, acho eu...!

Tânia G. disse...

Será porque anticonstitucionalissimamente teria de derivar de antiticonstitucionalíssimo? E daí não poder ser considerado correcto, por o adjectivo base não ser flexionável em grau?

S. Leite disse...

É isso: não é lícito flexionar o adjectivo "constitucional" em grau, pois trata-se de um adjectivo relacional (tem na base um nome, constituição) e não graduável.
Tal como não faz sentido dizermos que um painel é "muito solar" ou que um jornal é "diaríssimo", aquilo que é constitucional não o pode ser em diferentes quantidades: ou é ou não é.

Anónimo disse...

Na verdade essa palavra não apresenta erro algum. Mas observem que ela se trata de uma palavra que se usada, é um arcaísmo, que é quando usamos palavras antigas. Essa palavra não é muito usada e fica feio usar. E quanto à palavra mais longa da nossa língua é a palavra pneumoutramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Qualquer coisa pessoal, entrem em contato comigo em meu e-mail para discutirmos coisas da nossa língua querida. Sou acadêmico de Letras. Beijão
MEU EMAIL É rodrigo-letras@hotmail.com

S. Leite disse...

Permita-me discordar, caro Rodrigo. Os adjectivos relacionais não são graduáveis (confira esta resposta do Ciberdúvidas: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=26134), pelo que "constitucionalíssimo" (ou "anticonstitucionalíssimo") será uma flexão incorrecta do adjectivo consitucional, tal como "solaríssimo" e "semanalíssimo" seriam adjectivos incorrectos. Claro que a noção de correcto/incorrecto é em última análise relativa, sobretudo se considerarmos os usos literários e os idiolectos. No entanto, e para efeitos práticos (e pedagógicos) parece-me sensato considerar que a palavra apresenta um erro, que deriva de considerar como graduável uma qualidade que não o é.
Cumprimentos e votos de um bom ano de 2012!