Escrever em português correto no Programa "Alô, Portugal", na Sic Internacional
Hoje vou apresentar o meu novo livro em direto, no programa Alô Portugal, na Sic Internacional.
Tenho estado a tentar prever que perguntas o José Figueiras me vai fazer e acabei por redigir uma espécie de guião da entrevista, para me preparar. Aqui ficam as perguntas que imaginei e as respostas que pensei dar, pois é provável que a entrevista real seja diferente!
«Este livro é mesmo
sobre escrever TUDO? E o que significa escrever corretamente?»
TUDO,
sim, no sentido em que, apesar de serem contemplados “apenas” 20 tipos de texto
diferentes, este livro pode ser tomado como uma base, uma referência, para
depois aplicar a outros tipos de texto. Digamos que é adaptável a outros
géneros, nesse sentido, porque fala de aspetos gerais, além dos aspetos
específicos de cada tipo de texto em particular.
Escrever
corretamente é de facto aplicar com rigor as regras gramaticais, expressar-se
com correção, mas não é só isso. Também significa atingir o objetivo, por
exemplo, persuadir o leitor de alguma coisa; respeitar as convenções próprias
de cada tipo de texto, como o registo em que deve ser escrito, a
estrutura que deve ter, etc.; demonstrar cortesia e respeito para com
os destinatários do texto, no sentido de procurar corresponder às suas
expectativas. Isso normalmente significa construir o texto de modo a facilitar
a compreensão das ideias, mas nem sempre, ou não necessariamente, porque, no
caso dos textos literários, o leitor pode não esperar nem desejar que isso
aconteça, provavelmente prefere encarar o texto como uma espécie de enigma, de
jogo de decifração.
«E o Acordo
Ortográfico? Já vi que segue as novas regras… isso significa que é a favor?»
Não,
de todo. Eu não sou a favor do AO simplesmente porque não faz aquilo que se
propõe fazer, que é unificar a ortografia do português usado no mundo. Não
acredito que isso seja possível, já para não entrar na questão de fazer ou não
fazer falta. Só se pode dizer que o AO uniformiza a ortografia do português
global se concordarmos que os inúmeros casos de dupla grafia são um aspeto
aceitável dessa uniformização. Pessoalmente, acho que isso não faz sentido. E
foi, no fundo, para frisar que as diferenças permanecem que incluí no meu livro
um exercício que consiste em descobrir, num texto de 177 palavras, as 20
palavras que vão continuar a escrever-se de maneira diferente, nas variedades
europeia e brasileira (p. 67).
Agora,
não sendo a favor do AO, sigo-o. Porque acho é que é um luxo, hoje em dia, uma
pessoa recusar-se a seguir o AO, nem todos podem fazer isso. Eu, como
professora e como mãe, acho que não posso, porque a minha responsabilidade é
ajudar os meus filhos e sobretudo os meus alunos a adaptarem-se às novas regras
– porque tenho muitos alunos adultos que aprenderam regras diferentes, tal como
nós, e ainda têm alguma dificuldade em escrever o “novo português”. No entanto,
as mudanças também não são assim tantas – ao que parece, o AO altera cerca de 1,6% das
palavras, em Portugal, e 0,5% no Brasil – e há por aí muitos mitos sobre o AO
que levam as pessoas a terem muitas dúvidas porque há supostas “regras novas”
que na verdade não existem… Isso leva muita gente a sentir que é contra o AO,
sem ter sequer uma ideia exata do que é que muda.
«Quer dar
exemplos?»
Sim,
há o caso engraçado do cágado, que
algumas pessoas ainda pensam que vai tornar-se numa palavra feia, porque se
passa a escrever sem acento, o que é mentira! Também não é verdade que os
portugueses tenham de escrever facto
ou contacto sem o c antes do t.
Porque a ideia generalizada é a de que vamos escrever como no Brasil, ou "ceder" à maneira de falar e de escrever dos brasileiros, e isso não é verdade.
Aliás, muitas palavras passam a escrever-se de maneira diferente precisamente
porque respeitam a pronúncia diferente que elas têm em Portugal e no Brasil –
por exemplo recepção, perspectiva, contacto.
«E o espectador…
ou espetador?!»
Pois... tal como expectativa e característica, esse é
um caso de dupla grafia para Portugal, uma vez que no Brasil não se escreve espetador porque o c é sempre
pronunciado. Em Portugal, na norma dita culta, há oscilação na pronúncia da
palavra: há quem diga espetador e há
quem diga espectador e ambas as
formas são consideradas corretas, portanto não é linear que a consoante antes
do t seja muda. Quem quiser pode continuar a escrever espectador… mas teoricamente deveria
pronunciar a palavra em conformidade, ou seja, dizendo o [k]. Segundo a lógica
do AO, não faz sentido dizer espetador
e escrever espectador, mas claro que
quando se é contra o AO isso faz todo o sentido!
«E no seu livro apresenta
esclarecimentos ou apenas exercícios sobre o AO?»
Há
exercícios, para que as pessoas possam perceber se têm ou não dificuldades na
aplicação das novas regras, e no final há um apêndice dedicado ao AO, com uma
síntese do que muda, portanto, com o esclarecimento.
«E os exercícios
têm soluções?!»
Têm, sim, todos os exercícios sobre expressão escrita, ou gramática, têm
soluções. E não são apenas sobre o AO – seria bom que só tivéssemos dúvidas e
cometêssemos erros relacionados com a aplicação das novas regras ortográficas!
Infelizmente não é assim… muitas pessoas enganam-se a escrever certas palavras
mais “traiçoeiras”, digamos assim (diminutivo,
losango, despender, aselha, precariedade…) certas construções frásicas (parecido a ou parecido com? ir de encontro a
ou ir ao encontro de? ser devido a ou derivado a?), certas formas verbais (hão-de ou há-dem, matado ou morto?), têm dificuldade em
distinguir palavras parecidas (descriminar/discriminar,
reticente/renitente, há cerca/acerca, eminente/iminente…), têm dificuldade
em substituir o registo familiar por um registo mais cuidado... e portanto há
um pouquinho de tudo, nos exercícios.
No entanto, as propostas de exercício que aparecem após cada tipo de texto não têm
soluções. São apenas sugestões de treino.
«Mas não é um
livro de exercícios?»
Não propriamente. Os exercícios de gramática aparecem logo no capítulo sobre os erros mais frequentes, para que, antes de começarem a
escrever determinado texto, os leitores possam perceber se caem facilmente nas
“rasteiras” que a língua nos prega a todos, ou não. Mas eu diria que o livro
incide sobretudo nas dicas e nos conselhos para escrever os mais diversos tipos
de texto, desde as atas até aos verbetes de dicionário, passando pelas
composições, pelas recensões críticas e pelos resumos. Só que, depois de dar um
exemplo de cada tipo de texto, também deixo uma sugestão de exercício, para que
os leitores possam praticar aquele tipo de texto. À parte disso, muito do
conteúdo é sobre o processo de escrita, desde o momento em que decidimos que
vamos escrever um texto até ao momento em que fazemos a revisão final.
«A Sara gosta
muito de escrever?»
Sim, gosto muito e acho que tentei comunicar um pouco desse gosto aos
leitores deste livro, no fundo o que eu gostaria era de contagiar os leitores,
para que passassem a gostar tanto de escrever como eu. Não
sei se isto parece exagerado, mas sinto que escrever, para mim, é tão
importante como respirar. Sinto que não consigo viver sem escrever, porque de
facto é algo que não só me dá prazer como me faz falta, para me sentir bem. Até
pode não haver ninguém para ler o que eu escrevo – porque nem sempre escrever é
comunicar – mas eu preciso de escrever, porque escrever me ajuda a pensar-me,
a conhecer-me, e eu procuro levar os leitores a verem a escrita dessa forma,
como algo que está ao nosso alcance para podermos viver melhor.
«Em que sentido?»
No sentido em que nos obriga a parar, a refletir, em que nos faz pensar
sobre a nossa experiência, sobre o que sabemos e o que nos falta saber, portanto
favorece o conhecimento e o autoconhecimento, no sentido em que nos ajuda a
organizar as ideias, a estruturar o pensamento, a dar sentido ao que nos vai na
cabeça, e também a criar algo novo, porque o que nós escrevemos é único e pode ficar
no mundo como um sinal da nossa passagem por ele.
«E acha que isso está
ao alcance de qualquer pessoa, ou é preciso ter um certo jeito?»
Claro
que o jeito ajuda, quem tem jeito terá menos trabalho e levará menos tempo a
atingir bons resultados. Mas o que é interessante nisto é que nem toda a gente
que tem jeito para falar tem jeito para escrever… e nem toda a gente que
escreve bem determinado tipo de textos é capaz de escrever bem outros tipos de
texto diferentes… O essencial, a meu ver, é o entusiasmo, o empenho, a
dedicação. O quanto a pessoa quer ser capaz e o que está disposta a fazer para
conseguir. E isso pressupõe uma característica muito importante que é a
humildade, a noção de que se pode fazer melhor. Quem acha que já escreve bem e
não precisa de melhorar normalmente está enganado, porque se aplica o mesmo que
se costuma dizer sobre o conhecimento (a célebre fórmula atribuída a Sócrates,
“só sei que nada sei”): quem realmente sabe muito tem uma noção mais
clara de tudo o que lhe falta saber. Com a arte da escrita é mais ou menos a
mesma coisa, quem escreve bem sabe que pode sempre escrever melhor,
provavelmente porque também lê muito e não se considera certamente o melhor
escritor do mundo, vê sempre outros acima de si.