Há dois substantivos derivados do verbo embalar - embalo e embalagem - que podemos usar para nos referirmos ao "acto ou efeito de embalar". No entanto, apenas um deles deve ser usado, em sentido figurado, para designar "ímpeto", o "impulso recebido por alguém ou alguma coisa": embalo.
Há uns bons anos, começou-se a falar em "ganhar embalagem" (como quem diz ganhar balanço) e muita gente aderiu a essa moda, passando a preterir o termo "embalo" nesse e noutros contextos. Todavia, se forem à Infopédia, confirmá-lo-ão: além de significar o acto de embalar, a embalagem é mesmo o pacote...
Parece não fazer muito sentido a expressão "ganhar embalagem", mas enfim...
ResponderEliminarGostava de perguntar à professora S. se me podia esclarecer uma das questões da segunda prova qualificativa do Torneio, pois suscitou-me uma dúvida. Na parte da Sintaxe, a primeira frase, porque é que o "têm" tem ^?
Acho que estou destreinada :)
Olá, Tânia :)
ResponderEliminarNa frase "A maior parte dos Portugueses têm telemóvel", é legítimo que o verbo esteja no plural, dado que o sujeito inclui um nome plural (Portugueses). Isto não significa que, para nós, a concordância estabelecida com "a maior parte" (Se a frase fosse "A maior parte dos Portugueses TEM telemóvel") fosse errada. Simplesmente, a frase dada tem de ser aceite como correcta.
Sim, ok, obrigada. Isso quer dizer que não é errado dizermos "A maior parte dos portugueses tem telemóvel"? É que eu costumo utilizar o verbo no singular quando este sucede a expresões deste género "a maior parte dos..." "grande parte dos" "a maioria das...". É errado fazê-lo?
ResponderEliminarNós não consideramos isso errado, pelo contrário. Mas já constatámos que muitos gramáticos aceitam e até recomendam o uso do verbo no plural, desde que haja uma expressão do género "dos Portugueses", "das pessoas", "dos eleitores", etc.
ResponderEliminarHá um prémio para vocês lá no Mimo e Maresia...
ResponderEliminarMuito obrigada pelo prémio, Dulce! Ficamos muito felizes :)
ResponderEliminarAinda há pouco tempo usei o termo "ganhar embalagem". Mas agora que ganhei embalagem, não há forma de parar de o usar.
ResponderEliminarJaime
www.blog.jaimegaspar.com
Hehehe! É o problema de muita gente, Jaime :)
ResponderEliminarPor favor, qual é a palavra correta para a prestação de serviço de embalar ou empacotar pertences, como miudezas pessoais (louças, roupas, utensílios), temos utilizado a palavra "Embalamento". Algumas empresas dizem: Serviço de EMBALE, achei meio estranho. Poderia me ajudar?
ResponderEliminarPode usar embalagem (acto de embalar), mas também empacotamento ou acondicionamento. "Embale" não encontrei com esse significado.
ResponderEliminarestá certo escrever: Tem quem ëmbala¨o produto em papel e coloca no lixo.
ResponderEliminaresta correto?
Não sei se entendi a ideia. Se for uma afirmação relativa ao que a(s) pessoa(s) deve fazer, então deve escrever-se: «Tem de embalar o produto em papel e colocá-lo no lixo.» Se for uma afirmação relativa ao que algumas pessoas fazem, então deve escrever-se: «Tem [ou seja, há] quem embale o produto em papel e o coloque no lixo.»
ResponderEliminar